A tarde desta quinta-feira (6) foi marcada pela cerimônia de entrega do trecho da BR-381, conhecida popularmente como “rodovia da morte” a concessionária NOVA 381, que será responsável pela continuidade das obras de duplicação do trecho entre as cidades de Caeté e Governador Valadares.
Já o trecho entre Belo Horizonte e Caeté será duplicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o ministro Renan Filho, as obras já foram licitadas. Foram destinados R$ 1 bilhão para os trabalhos na rodovia e outros R$ 300 milhões para a desapropriação de moradores na região metropolitana da capital.
A cerimônia aconteceu as margens da rodovia, na cidade de Belo Oriente, uma das cidades onde está prevista a instalação de uma das cinco praças de pedágios do trecho, que contempla cerca de 300km de extensão.
Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia. Os ministros Renan Filho (Transportes) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), o governador Romeu Zema (NOVO), representantes da Concessionária Rodovia Nova 381 responsável pelo contrato assinado em agosto de 2024, e os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participaram do lançamento da etapa inicial das obras previstas no contrato.

PLANO 100 dias
Recuperação do asfalto, reparos em pontes e viadutos, limpeza e sinalização das pistas estão entre as ações previstas para os primeiros 100 dias de atuação da concessionária NOVA 381 como gestora do trecho da BR-381.
O investimento completo, divulgado para a BR-381, será de quase R$ 10 bilhões. Sendo R$ 5,5 bilhões destinados ao longo dos 30 anos de contrato e outros R$ 3,7 bilhões estão previstos para custos operacionais.
O trecho da concessão abrange 13 cidades, com tráfego médio de 25 mil veículos por dia, passando pelo Vale do Aço – um dos polos industriais e siderúrgico mais importantes do Brasil. A gestão da concessionária prevê, entre outras medidas, as seguintes intervenções:
106,44 km de duplicação de novos trechos
27,83 km de obras remanescentes
83 km de faixas adicionais
9,7 km de vias marginais
20 passarelas
166 pontos de ônibus
1 rampa de escape
15 passagens de fauna



PEDÁGIO
A parte mais importante para os usuários, a cobrança de pedágio na rodovia deve ser iniciada em fevereiro de 2026, 12 meses após o início da concessão. Mas segundo o ministro, isso vai depender das condições da via.
“Só começa a cobrança do pedágio quando a concessionária atingir o patamar mínimo de qualidade estabelecido pela ANTT. Eles têm muitas obras a fazer, a qualidade da rodovia vai melhorar e, aí sim, quando atingir esse patamar, vai poder cobrar. Pode ser em fevereiro, pode ser um pouco depois disso, mas o importante é que só pode haver a cobrança quando a rodovia estiver no patamar de qualidade e aceitável pelo contrato”, disse.
Serão instaladas cinco praças no trajeto entre a capital mineira e o Vale do Rio Doce, contempladas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
Os valores ainda serão calculados. Porém a tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75. Considerando o valor de R$ 13,75 o deslocamento de Governador Valadares a Belo Horizonte custaria R$ 68,75 passando pelas cinco praças e do Vale do Aço a Belo Horizonte R$ 55,00, passando por quatro praças.
HISTÓRICO DA DUPLICAÇÃO
O plano de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, é uma demanda antiga e já passou por diversas gestões federais sem ser concretizado.
Em 2013, um edital de licitação para a realização das obras foi publicado pelo Dnit, dividindo o trecho em 11 lotes. Quatro deles ficaram sob responsabilidade do Dnit, e três foram concluídos.
Em 2021, um novo edital foi publicado, para a concessão da BR-381 entre Minas Gerais e Espírito Santo, mas o leilão foi adiado diversas vezes.
MÃO DE OBRA E FISCALIZAÇÃO
A ANTT será responsável pelo acompanhamento dos trabalhos da concessionária, para garantir o cumprimento dos acordos estabelecidos neste novo contrato.
O senador Carlos Viana (Podemos) também participou da solenidade de início das obras na rodovia e destacou o papel do congresso na garantia da manutenção dos recursos destinados aos trabalhos.
De acordo com o Renan Filho, a utilização da mão de obra local em toda área de abrangência da obra é uma recomendação do governo.
Toda a extensão da BR-381 tem 1.181 quilômetros e liga São Mateus, no Espírito Santo, à cidade de São Paulo, passando por Minas Gerais. Mas foi o trecho entre BH e Governador Valadares que recebeu o apelido de ‘rodovia da morte’ devido a quantidade de vidas perdidas em acidentes no trecho.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre janeiro e julho de 2024, foram registrados 347 acidentes no local, com 33 mortes. Já entre janeiro de 2021 e outubro de 2023, aproximadamente 7 mil acidentes foram registrados na rodovia.