Com o decreto reconhecido pelo Estado, as cidades têm facilidade na captação de recursos estaduais e federais para a reconstrução das estruturas danificadas pelas chuvas. Chuva em Minas Gerais
Prefeitura de Carmo de Minas
Dezesseis cidades de Minas Gerais estão em situação de emergência, por causa do período chuvoso. Dez são da região Leste de Minas. (Veja a lista abaixo)
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
No último dia 24, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou a informação de que 13 cidades estavam em situação de emergência no estado. Além disso, o mesmo comunicado dizia que 140 pessoas foram desabrigadas e 293, desalojadas.
Em novo comunicado, a Cedec atualizou os dados e acrescentou outros três municípios, esses novos do Leste de Minas, entre eles Virgolândia, que sofreu com as chuvas no último dia 21.
A Defesa Civil informou que, em três horas, choveu 122 milímetros. Durante o temporal, o ribeirão Palmital, o principal segundo a Defesa Civil, transbordou, inundando várias ruas da região central da cidade. Trinta casas foram atingidas e carros ficaram submersos.
Chuva forte atinge cidade de Virgolândia
Situação de emergência é o reconhecimento (legal) pelo poder público de situação anormal, provocada por desastres, causando danos à comunidade afetada.
A partir deste reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos federais e estaduais para ações de Defesa Civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.
Veja os municípios:
Virgolândia
Novo Oriente de Minas
Ouro Verde de Minas
Franciscópolis
São Geraldo do Baixio
São José da Safira
Carlos Chagas
Alfenas
Conselheiro Pena
Tapira
Uberaba
Guaranésia
Rochedo de Minas
Mendes Pimentel
Galileia
Brasópolis
Tempestade alaga ruas e casas em Virgolândia; foram 122 milímetros em três horas
Primeira morte do ano
A primeira morte no estado por causa da chuva foi registrada na madrugada do último domingo (24) em Uberlândia, na Região do Triângulo.
A vítima é Jhei Soares Martins, de 28 anos, que saiu do carro que estava sendo alagado e, após uma batida com outro veículo, foi arrastada pela enxurrada e morreu afogada.
Mulher morre arrastada por enchente após forte chuva em Uberlândia
Ela estava com o marido na Avenida Rondon Pacheco quando o carro deles começou a alagar. O vídeo acima mostra a cena, gravada por uma mulher que estava em um restaurante na via.
Ela foi arrastada por cerca de 300 metros e chegou a ser reanimada pelo marido e pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu.
Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML), Jhei morreu por afogamento e politraumatismo.
A Defesa Civil informou que em 15 minutos choveu mais de 50 milímetros, e que a chuva foi forte e rápida.
Casal fora do carro momentos antes da mulher ser arrastada
Reprodução
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales