Crime aconteceu no dia 28 de maio de 2017 em Belo Oriente. A vítima era um adolescente, de 17 anos. Segundo a investigação, a motivação do crime foi vingança.
Desembarcou no Aeroporto Internacional de Confins, nesta sexta-feira (23), um homem, de 42 anos, condenado pelo crime de homicídio em Açucena, há 7 anos, em maio de 2017. Ele foi preso em fevereiro deste ano em Luxemburgo, país europeu próximo à Bélgica, França e Alemanha.
Natural de Coronel Fabriciano, o preso foi escoltado por policiais federais em voo comercial. Após passar por exame de corpo de delito, foi conduzido ao presídio de Jaboticatubas, onde ficará à disposição da Justiça.
O condenado teve o nome incluído na Difusão Vermelha, lista de captura internacional da Interpol em abril de 2023, em razão do mandado de prisão expedido pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Açucena, com pena 16 anos e 6 meses de prisão.
Conforme a denúncia, o condenado praticou homicídio qualificado em 2017 por motivo torpe (vingança) e recurso que dificultou a defesa da vítima (disparos de arma de fogo, efetuados de surpresa) contra a vítima.
O assassino foi julgado em sessão ocorrida no dia 23 de janeiro de 2020 pelo Tribunal do Júri de Açucena, sendo condenado a 16 anos e seis meses de prisão em regime fechado.
Crime
Marcos Paulo Godoy Ananias, de 17 anos, foi morto a tiros em Belo Oriente no dia 28 de maio de 2017, quando retornava de uma cavalgada.
Segundo testemunhas, ele foi abordado por um casal em um carro, que efetuou os disparos. A Polícia Militar disse que a vítima tentou correr, mas caiu próximo a uma casa em construção.
Após o crime, os autores fugiram sentindo ao distrito de Bom Jesus do Galho, mas foram presos próximo a Mesquita.
O autor do crime disse que a motivação seria uma vingança, porque o adolescente teria tentado matar um amigo dele.