O leilão está marcado para acontecer na B3, em São Paulo, às 14h
Na próxima quinta-feira (29), será realizado o leilão de concessão da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. A expectativa é que os investimentos prometidos ajudem a transformar a estrada, que é conhecida como “rodovia da morte” devido ao alto número de acidentes e às condições precárias de pavimentação — inclusive, a pavimentação de mais de 100 quilômetros da via é um dos principais pontos do projeto.
O leilão, que é organizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes, está marcado para acontecer na B3, em São Paulo, às 14h. A sessão contará com a presença do ministro Renan Filho e da Diretoria Colegiada da ANTT.
O projeto prevê a concessão de um trecho de 303,4 quilômetros da BR-381 por 30 anos, abrangendo desde o entroncamento com a BR-262, em Sabará, até o entroncamento com a BR-116, em Governador Valadares. A empresa vencedora será responsável pela infraestrutura, recuperação, manutenção, operação, melhorias, monitoramento e ampliação da capacidade da rodovia.
Estão previstos mais de R$ 9 bilhões em investimentos, incluindo a duplicação de 106 quilômetros, a adição de 83 quilômetros de faixas extras, 51 correções de traçado, construção de áreas de escape, pontos de parada para caminhoneiros e 23 passarelas para pedestres.
O governo federal afirma que o projeto beneficiará todos os municípios ao longo do trecho da BR-381, como Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Horizonte, Belo Oriente, Bom Jesus do Amparo, Caeté, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Jaguaraçu, João Monlevade, Nova União, Naque, Nova Era, Periquito, Sabará, Santa Luzia, Santana do Paraíso, São Gonçalo do Rio Abaixo e Timóteo.
Além das melhorias na infraestrutura, a concessão da BR-381 incluirá descontos nos pedágios para usuários frequentes e a possibilidade de utilizar TAGs de pagamento. A expectativa é que o projeto gere cerca de 79.688 empregos, diretos e indiretos.