Valor máximo é de R$ 6.220. Em Ipatinga, moradores podem fazer o saque até o dia 16 de abril. Já os moradores de outras cidades tem até o dia 17 do mesmo mês para sacar o dinheiro. Imagens aéreas feitas por drone mostram alagamentos em Ipatinga, MG.
Reprodução Instagram/via Reuters
Trabalhadores vítimas das enchentes de de Açucena, Belo Oriente, Itabirinha, Itambacuri e Ipatinga podem fazer o saque calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A liberação, decorrente das chuvas intensas nas cidades, pode ser solicitada à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS.
Os moradores da cidade de Ipatinga podem realizar o saque até o dia 16 de abril, já os demais municípios tem até o dia 17 de abril para sacar o dinheiro. Para conseguir retirar o dinheiro, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta.
Aplicativo FGTS para celular
Rodrigo Marinho/g1
Veja abaixo como fazer o saque calamidade:
Para a realização do saque é necessário apresentar uma série de documentos:
Foto de um documento de identidade (vale RG, CNH e passaporte)
Selfie no mesmo estilo do documento de identidade.
Comprovante de residência em nome do beneficiário do saque emitido em até 120 dias antes da decretação do estado de calamidade pelo município. Caso não haja comprovante em nome do trabalhador, pode ser apresentado uma declaração da prefeitura atestando que ele mora no local ou mesmo uma declaração própria com os dados do beneficiado. No caso do comprovante estar em nome do companheiro(a), pode ser apresentado certidão de casamento ou escritura de união estável.
A documentação necessária para o saque pode ser enviada pelo aplicativo FGTS, veja o passo a passo:
Fazer o download do APP FGTS
Fazer o cadastro com dados pessoais
Ir na opção “solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior selecionar “saques”, em seguida “solicitar saque”
Clicar na opção “calamidade pública”
Informar o nome do município e selecionar na lista
Selecionar o tipo de comprovante de endereço e digitar o CEP e o número da residência
Encaminhar os documentos
Indicar a conta que pretende receber o dinheiro na Caixa ou em qualquer outra insitituição financeira.